Como avaliar a performance de um site ?

Uma pergunta com a qual nos deparamos todos os dias, é a de como avaliar se um determinado site está a funcionar bem ou de como se compara com outros do mesmo sector ou segmento de mercado. A verdade é que com toda a informação disponivel na internet e o

Digital Audits

O sitema Google Analytics

manancial de ferramentas gratuitas de web analytics que existem, é possivel ficarmos com uma ideia muito aproximada do ponto de performance a que um determinado está, independentemente de sermos o seu gestor.

Mas começemos pelo que dominamos, ou seja a nossa própria informação. Os primeiros passos são naturalmente os estruturais, em que garantimos que temos em campo, todas as opções de monitorização. O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, e gratuita, fácil de instalar e costumizar, pelo que não há razão para não a ter instalada sobre o seu site e se já o tem instalado então basta actualizar para a versão [Universal Analytics] http://analytics.blogspot.pt/2014/04/universal-analytics-out-of-beta-into.html, que saiu recentemente da fase Beta.

Com o Google Analytics, conseguimos um conjunto de dados que podemos organizar em três grandes categorias:

  1. Aquisição, onde exploramos o que estamos a fazer para atrair trafego ao nosso site
  2. Comportamento, onde percebemos de que forma os visitantes interagem com o site
  3. Objectivos, onde avaliamos o impacto das visitas

Existe um sem numero de variações e opções que podemos explorar e que nos permitem responder a quase todas as questões sobre as visitas ao nosso site. O que nos leva ao passo seguinte, ou seja, a formulação destas questões. Neste capitulo o contexto de cada um determina a importancia de cada pergunta, mas é possivel identificar um conjunto alargado de questões que interessam a todos os marketeers, webmaster, e simples interessados na performance de um determinado site, identificamos apenas algumas:

Como está a ser usada a Home-page pelos visitantes ?
Como tem vindo a evoluir o trafego mobile ? (smartphones vs. tablets)
Quais os mercados que melhor engagment criam com os conteúdos do site ?
Qual a razão para que o trafego português tenha visitas menos qualitativas ?
Estará o site a conseguir indexar organicamente nos mercados de origem ?
Os conteúdos traduzidos estão a conseguir cativar os visitantes ?
Quais as páginas mais lentas a carregar ?
Quais os mercados com maior potencial de conversão ?
Quais as campanhas com melhor ROI ?
Qual a percentagem de visitantes (não directo) que se tornou regular ?
Qual o percurso mais comum dos visitantes ?
Como tem evoluído o trafego com origem em pesquisa organica, ao longo do tempo ?
Como está a funcionar o trafego com origem noutros sites ?
As visitas em dispositivos moveis, são de menor qualidade ?

O objectivo de qualquer exercício de avaliação dos activos digitais, deve ser a de produzir recomendações para acionar de forma a corrigir problemas ou aproveitar oportunidades, que foram identificadas no exercício, a expressão em inglês é mais explicativa, falamos de “Actionable Insights”. E são de facto a melhor forma de extrair valor de um projecto digital, seja ele um site, uma página de fãs numa rede social, uma base de dados de clientes, uma campanha, enfim todas as actividades que realizamos em ambiente digital.

Na Digital Academy, além da formação especifica para esta área, realizamos também este tipo de serviço, num modelo customizado às necessidades dos clientes, e que podem ir de um relatório semanal, a um exercício de auditoria digital aprofundado, avaliando todos os detalhes de um determinado projecto de forma integrada, ou seja, avaliando todos os sistemas de Analytics de forma conjunta e produzindo os tais “actionable Insights”, com uma periodicidade anual ou semestral. se deseja saber mais contacte-nos, teremos todo o gosto em avaliar o seu caso, contacte-nos:

Artigos recomendados:

Best web metrics digital marketing own rent strategies by Avinash Kaushik

 Set Google Analytics Content Grouping

 

Posts relacionados:

Product
Como avaliar a performance de um site ?
Reviewed by

on 2014-04-21
Rating
Summary
Artigo sobre como avaliar um site, quanto à sua performance. Considerando a forma como angaria o seu trafego, qual o comportamento dos visitantes, e se os objectivos comerciais estão a ser atingidos.